Artigos Sobre Aumentar o Pênis
» Sobre » Contatos » Politica Privacidade

Peixes meu Aquário Estão Doentes. E agora?

Montar e cuidar um aquário tropical (de agua quente) é um dos melhores passatempos que podemos ter. Cuidar e manter de um bocado da natureza, ter uma parte do bonito mundo aquático, na nossa sala ou em qualquer outra divisão de nossa casa é magnifico.

Ter um aquário tropical é garantia de muitas horas de prazer a tratar dos nossos peixes, tratar das nossas plantas, ou simplesmente observa-los. Podemos passar horas a olhar para um bonito aquário cheio de plantas e de peixes de formas e cores magnificas que nem damos por o tempo passar.

É um dos poucos passatempos que para além de nos ocupar nos tempos de lazer traz felicidade, bem-estar geral (pois permite controlar o estresse e a ansiedade) e beleza a nossa casa.

tratar peixes aquarioMas os peixes tropicais são animais muito delicados, e quando fechados em um ambiente não bem cuidado podem adoecer com facilidade. Para os peixes do nosso aquário não adoecerem precisam de uma boa manutenção, de cuidados e limpezas periódicas, que bem que não sejam complicadas de fazer podem ser uma forte complicação para um principiante.

Não há nada pior que ver os peixes do nosso aquário adoecer e morrerem. Ter um aquário lindo, de que nos orgulhamos de mostrar aos nossos visitantes e de repente vermos tudo a desaparecer rapidamente porque alguns dos nossos peixes começam a adoecer é terrível. É uma sensação de impotência olhar para os nossos peixes doentes e vê-los morrer!

Existem vários tratamentos para os peixes de aquário doentes, desde remédios químicos que se compram nas lojas da especialidade até remédios caseiros que podem ser feitos em casa juntando alguns ingredientes cuidadosamente.

Outros dos tratamentos caseiros para peixes de aquário doentes é colocar um pouco de sal na agua e elevar a temperatura lentamente até aos 30º. Mas é preciso ter em atenção que nem todos os peixes toleram o sal nem o aumento da temperatura.

tratar molly negraAs molly, tanto as negras como as vermelhas, são muito sensíveis ao sal e se tem peixes doentes num aquário tropical que contenha mollys tem que as retirar para outro pois caso contrário será morte certa para estes delicados peixes.

O sal também não é apropriado para tratar todas as doenças dos peixes de aquário, mas é normalmente eficaz para tratar os fungos que costumam atacas as barbatanas e a boca dos peixes doentes.

Hoje em dia há remédios para quase todos os tipos de doenças que os peixes do nosso aquário tropical possam ter (expecto aquelas que são mesmo mortais) mas apresentam um grave problema: esses remédios são venenos que são utilizados para matar os diferentes parasitas, bactérias e fungos que atacam os nossos peixes e os fazem adoecer.

Como todos os venenos são perigosos e por norma não só não conseguem curar todos os peixes infetados como por norma acabam por matar os peixes mais fracos, que já debilitados pela doença, não resistem ao tratamento.

Muitos peixes mais sensíveis também não toleram os remédios químicos e mesmo que não estejam doentes é provável que adoeçam e venham a morrer por efeito direto ou indireto dos tratamentos.

Peixes meu Aquário Estão DoentesPor esse motivo, se tem peixes doentes no seu aquário tropical prepare-se para perder uma boa percentagem deles. Não só as doenças num ambiente fechado, como é um aquário, têm tendência para se propagarem rapidamente e atacarem todos os peixes, começando pelos mais fracos e mais sensíveis, como os próprios tratamentos destroem o equilíbrio necessário ao bem-estar dos peixes e plantas e acabam por aumentar o risco da proliferação de outras doenças.

Mas o efeito mais devastador que acontece num aquário plantado, e que nos causa mais estresse, é o fato da grande maioria das plantas não tolerarem bem a maioria dos químicos para tratar os peixes doentes e acabarem por definhar e morrer lentamente, o que não só é triste como acaba por deteriorar o ambiente do aquário e, se não for bem tratado, potencializar novas doenças que vão atacar os peixes sobreviventes, principalmente fungos.

Tratar peixes em um aquário tropical, principalmente quando se tem muitas plantas, é sempre muito complicado. Mesmo quando se acerta no tipo de doença e aplicamos os remédios adequado logo no princípio podemos contar com a morte de cerca de 50% das nossas plantas e 30% dos nossos peixes.

Para além disso o equilíbrio biológico e químico do nosso aquário fica afetado e pode demorar meses até ser restabelecido de modo a podermos novamente povoa-lo com peixes e plantas novos.

O que fazer para evitar que os peixes do aquário adoeçam?

A resposta mais curta é simples: uma boa manutenção! Uma boa manutenção de um aquário tropical é a chave para o manter saudável e bonito e evitar que os nossos peixes fiquem doentes.

Mudanças de agua frequentes, respeitando o equilíbrio do aquário, a filtração da agua para eliminar as impurezas, a limpeza do fundo (dos dejetos e outras impurezas que se depositam sobre o cascalho), a criação de uma camada de bactérias benéficas que vão purificar a agua do nosso aquário biologicamente, e a poda e remoção das folhas das plantas que se começam a decompor, assim como a remoção de algum peixe morto, são as bases de uma boa manutenção de um aquário tropical.

manutenção de um aquário tropicalMas não é assim tão simples de fazer adequadamente para quem não tem a experiência ou informação necessária. É o resultado é um monte de peixes doentes que, provavelmente vão morrer e afetar todo o nosso aquário, destruído em poucos dias o trabalho que às vezes demorou meses a conseguir.

Por isso se você não quer ver os peixes do seu aquário doentes, com os resultados catastróficos que isso representa e os altos custos de tratamento e reposição do seu equilíbrio, aconselho-lhe fortemente a clicar no link ao fundo desta página e a aprender a Cuidar do seu Aquário Tropical.

É muito mais fácil e barato cuidar do seu aquário corretamente do que esperar que os peixes do aquário adoeçam para depois tomar medidas. Acredite que já tenho muitos anos de experiência no cuidado de aquários tropicais e garanto-lhe que não é só deprimente ver os nossos peixes adoecerem e morrerem como é muito caro a sua recuperação.

A prevenção, através de uma boa manutenção como a que lhe aconselhamos no nosso guia é essencial se quer manter o seu aquário saudável. Mas este guia não lhe ensina apenas como manter o seu aquário bem tratado e bonito, mas também lhe ensina como deve agir em caso de doença e até lhe indica os peixes e plantas mais apropriados e resistentes para começar.

É o guia mais completo que pode encontrar na internet, ou mesmo fora dela, e vale bem a sua leitura antes que o pior aconteça. Ou mesmo que já tenha peixes doentes no aquário e queira saber a maneira mais eficiente de os tratar para minorar os potenciais estragos.

Clique no link a seguir e informe-se sobre todos os benefícios que lhe são oferecidos!

 
Artigos Relacionados
..
Como Cuidar Aquário Tropical
..
Como Cuidar Aquário Tropical