Artigos Sobre Aumentar o Pênis
» Sobre » Contatos » Politica Privacidade

Como Cuidar de um Peixe Betta

Ser capaz de cuidar de um peixe Betta, significa construir um habitat que os torna felizes e saudáveis. Significa também saber o que lhe pode causar stress ou doenças para que se possa evitá-lo. Isto inclui o tamanho do aquário, a qualidade da água, manutenção, alimentação, e muito mais!

Como Cuidar de um Peixe BettaCom os cuidados adequados, o seu peixe Betta poderá viver muitos anos, apesar da sua vida média de 2-4 anos, pode viver o dobro disso. Os peixes Betta são uma espécie de peixe muito bonita e inteligente e merecem os cuidados adequados, ao contrário ddo que pensam muitas pessoas, que os mantêm num pequeno tanque, isolados e sem condições nenhumas.

Cuidar dos seus Betta requer responsabilidade, tanto para crianças como para adultos. O belo peixe Betta é bastante resistente e barato de comprar e manter, e pode fazer-lhe companhia e dar-lhe alegrias por muitos anos, se for bem tratado.

Se estiver a ler este artigo, é muito provável que já tenha comprado o seu peixe Betta e o tenha em casa. Caso contrário, os meus parabéns por fazer pesquisa antes de comprar um, para que possa lhe proporcionar um bom habitat. Saber como cuidar de um Betta antes de o comprar vai facilitar muito as coisas; especialmente ao saber que tanque comprar e outros acessórios indispensáveis ao bom confinamento do seu peixe.

Qual o tamanho de um aquário para um peixe Betta

O tamanho mínimo absoluto do tanque para ter apenas um peixe Betta saudável é de 10 litros, sendo o tamanho recomendado de 20 litros ou mais. Os tanques maiores são mais fáceis de manter os ciclos de temperatura e do azoto e requerem limpezas menos frequentes.

Qual o tamanho de um aquário para um peixe BettaUm dos maiores mitos sobre os Betta é como eles podem viver bem dentro de uma tigela ou vaso minúsculo, porque conseguem respirar e manter-se vivos em águas pobres em oxigênio. Para colocar isto em perspectiva, se a si se lhe fosse dada comida e água, poderia viver dentro de um minúsculo quarto de 2 x 2 metros? No entanto, não seria muito feliz nem saudável, pois não?

Na natureza, o Betta vive em cursos de água pouco profundos, arrozais e poças, mas muitas destas áreas ainda são expansivas em volume de água. O seu Betta precisa de espaço para nadar e de locais para se esconder.

Para além disso, desfrutará muito mais dele ou dela se tiverem um amplo espaço para nadar adequadamente e dar espetáculo com as suas magnificas cores. Os Betta colocados em recipientes muito pequenos mantêm-se parados e com a s suas barbatanas meio encolhidas, o que certamente não é isso que você procura.

Nunca encha o seu tanque até ao topo, junto da tampa. Os peixes Betta precisam de acesso à superfície da água para engolir ar usando o seu órgão labiríntico único. O órgão do labirinto permite-lhes extrair oxigénio do ar e não apenas da água através das suas guelras. É por isso que os Betta conseguem sobreviver em ambientes com pouco oxigênio.

Certifique-se também de que tem uma tampa no seu aquário porque os Betta são grandes saltadores, e podem saltar para fora do seu aquário muito facilmente. Acontece frequentemente e é uma forma muito triste de perder um peixe qualquer – vê-lo seco e morto no chão!

Os peixes Betta podem viver em aquários comunitários

Alguns Betta são demasiado agressivos para viver com outros habitantes em um aquário de pequenas dimensões, mas podem viver bem com certos companheiros em um aquário comunitário, com peixes que não sejam agressivos e não possuem cores muito brilhantes ou barbatanas longas, pois isto incentiva o ataque dos peixes Betta.

A razão pela qual o Betta é conhecido como o peixe lutador siamês é devido à elevada agressividade do macho. Embora estes peixes sejam muito agressivos na natureza a sua tendência para lutar foi agravada pela reprodução seletiva feita pelo homem no século XIX e ainda faz parte da sua composição genética.

O sucesso em conseguir ter um peixe Betta com sucesso em um aquário comunitário aumenta em aquários maiores e que tenham plantas e outros objetos que possam servir de esconderijos, de modo que tenham muito espaço para se esconderem e que os outros peixes também não invadam o seu território tão facilmente.

Usar um aquário de no mínimo 60 litros, ou maior, para proporcionar espaço suficiente para um habitat comunitário adequado, permite ter um lindo Betta incorporado num bonito aquário comunitário com outros habitantes de modo pacifico.

O aumento do espaço em aquários maiores irá diminuir os instintos territoriais dos Betta e poderá diminuir a agressão contra os outros tipos de peixes. Mas NÃO coloque dois machos no mesmo aquário porque eles irão lutar e morder-se um ao outro, provavelmente até que um esteja morto ou gravemente ferido.

Os machos também nunca devem ser alojados com uma fêmea, exceto para se reproduzirem, durante curtos períodos de tempo, e depois devem ser separados, porque os machos também exibirão um comportamento agressivo contra as fêmeas.

As fêmeas, contudo, podem viver juntas em grupos de cinco ou mais, mas o tamanho do aquário deve bastante grande e bem plantado, pois elas ao contrário do que é a crença popular, também lutam entre si.

Plantas, esconderijos e decorações para peixe Betta

Uma parte importante do cuidado com um peixe Betta envolve certificar-se de que ele está satisfeito e não estressado. Imitar um bom habitat natural é a melhor forma de o conseguir. Os Betta adoram esconder-se para que se possam sentir seguros, especialmente quando dormem.

Plantas, esconderijos e decorações para peixe BettaO seu habitat natural tem muitos lugares para se esconder, incluindo substrato, rochas, plantas e paus. As plantas vivas são as melhores para os aquários porque podem ajudar a remover o amoníaco da água e são macias, não causando danos nos peixes, mas alguns troncos e/ou pedras com buracos onde se consigam esconder é também muito útil e torna o aquário mais bonito e natural.

Mas se não quer cuidar de plantas naturais de aquário não se preocupe, as plantas artificiais também são boas, e são baratas e resistentes. A sua qualidade melhorou bastante nos últimos anos e parecem quase idênticas às verdadeiras. Mas tenha cuidado com plantas artificiais de plástico e certas decorações porque podem danificar as barbatanas do seu peixe Betta.

Todas as plantas e folhas artificiais devem ser de seda, se possível. Os toros e outros esconderijos devem também ser inspecionados, e se tiverem arestas vivas devem ser lixados para não ferir os peixes.


A qualidade e temperatura da agua de um peixe Betta

Os peixes Betta vêm de um clima tropical, pois são oriundos da Tailândia, pelo que necessitam de água quente nos seus tanques, ao contrário do que algumas pessoas pensam. A temperatura deve ser mantida entre os 22º e os 28º, que é normalmente a temperatura utilizada em um aquário comunitário tropical. Esta é a temperatura a que os Betta são mais felizes e ativos.

A temperatura ambiente média numa casa é por norma mais baixa do que a temperatura requerida. Se a água do seu habitat for demasiado fria, os seus Betta serão pouco ativos e acabarão por ficar doentes, pelo que se deve utilizar um aquecedor com termostato incluído para manter a temperatura da agua sempre estável e adequada.

Aquecedores que sejam ajustáveis e contenham um termóstato incorporado são as melhores soluções. Caso contrário esta é a forma mais rápida de reduzir a sua potencial duração de vida.

Os peixes Betta são muito sensíveis a mudanças nos parâmetros de temperatura e água do seu habitat. Ao alterar a temperatura e as condições da água, faça-o de forma lenta e metódica. Alterações abruptas podem estressar os seus peixes e até causar consequências adversas para a saúde, podendo mesmo causar a sua morte.

A qualidade e temperatura da agua de um peixe BettaA qualidade da agua também é muito importante e embora os filtros não sejam obrigatórios quando se tem apenas um peixe, são altamente encorajados para aquários com mais de 10 litros.

Os filtros reduzem as bactérias nocivas ao mesmo tempo que suportam bactérias saudáveis, pelo que para além de limparem a agua são pequenos ajudantes quando se trata da manutenção de qualquer aquário e de cuidar bem dos seus peixes, independentemente da raça. Um filtro é relativamente barato e é uma grande ajuda para diminuir as mudanças parciais de agua, poupando-lhe trabalho e evitando estressar os seus peixes.

Os peixes Betta não são nadadores muito fortes, preferem aguas relativamente paradas, pelo que um filtro forte pode estressá-los se a corrente for demasiado forte. A agitação prolongada pode levar a barbatanas rasgadas, stress agudo, e até à morte.

Escolha um filtro que seja ajustável ou recomendado para um peixe Betta. Tubos de entrada de deflectores e saídas com pré-filtros, se necessário, para reduzir correntes fortes. O filtro em um aquário de Bettas deve ser colocado num canto e o fluxo da agua deve ser dirigido contra uma parede.

Manter um tanque (ecossistema) para peixes Betta limpo é crucial para a sua saúde e felicidade. À medida que o peixe consome comida, digere-a, e eventualmente livra-se dela (cocó!), que acaba na água do tanque. Quanto mais pequeno for o aquário, mais rapidamente se torna poluído, e mais frequente terá que ser a sua manutenção.

Uma das questões mais comuns ligadas a problemas de saúde do Betta é a exposição sustentada a níveis altos de amoníaco e nitritos. A qualidade da água decresce à medida que o amoníaco se acumula a partir de resíduos e alimentos não consumidos. Isto força o nível de pH da água a sair de uma gama considerada saudável para os peixes.

Os seus peixes serão obrigados a nadar com os seus próprios resíduos que, com o tempo, podem levar a doenças, infeções (principalmente das barbatanas) e mesmo à morte. Um bom filtro pode ajudar a reduzir estes níveis e estabelecer bactérias saudáveis em aquários com dimensões adequadas.

Evidentemente que se optar por ter um aquário comunitário, onde introduz o seu Betta, as regras são as mesmas dos outros peixes, pois os Bettas até são mais resistentes que a maioria dos peixes de aquários tropicais.

 
Artigos Relacionados
..
Como Cuidar Aquário Tropical
..
Como Cuidar Aquário Tropical