Artigos Sobre Aumentar o Pênis
» Sobre » Contatos » Politica Privacidade

Vantagens de Ter um Aquário com Plantas Naturais

Nas primeiras semanas que montou o seu aquário com peixes tropicais, você gostou do seu aquário porque parecia bom e bonito – lhe proporcionou uma sensação de paz ao vê-lo. Sim, era tão simples assim.

Era um objeto interessante no seu quarto ou sala, que não se cansava de observar, que fazia tudo parecer mais brilhante. No entanto, você nem imaginou que logo se tornaria um aquarista viciado, pois ter um aquário de peixes tropicais é muito viciante. Mas, e as plantas?

Vantagens de Ter um Aquário com Plantas Naturais Sim, e as plantas? Provavelmente começou com algumas plantas de plástico artificiais e alguns artefatos e elas pareciam muito bonitas até agora. No entanto, é muito óbvio que elas não são tão realistas quanto você gostaria que fossem e você estará pensando em comprar algumas plantas vivas muito em breve.

Embora use toda a sua dedicação, isso ainda pode parecer uma tarefa difícil, mas a maioria dos aquaristas se sente da mesma maneira antes de começar a cuidar de plantas reais.

No entanto deve fazê-lo, porque existem muitas vantagens de ter plantas vivas no seu aquário, desde serem esteticamente mais bonitas. Esta é provavelmente uma das primeiras razões pelas quais você comprou plantas naturais para o seu aquário. É porque elas iram dar ao aquário uma aparência mais realista.

O objetivo de todos os proprietários de aquários é criar uma exibição impressionante que seja um belo componente da decoração da casa. Os objetivos devem ser estabelecer um ambiente de aquário o mais próximo possível da natureza, e para isso você precisa aprender como cuidar de um aquário tropical.

Plantas vivas num aquarioEm ambos os casos, a inclusão de plantas vivas no design de um aquário pode colher muitos benefícios. A apresentação de plantas vivas pode tornar o aquário mais atraente e saudável para os peixes e outros animais que possa ter em seu aquário tropical. Por várias razões, muitos peixes prosperam melhor em um aquário que inclui plantas vivas.

Um aquário cheio de peixes multicoloridos e plantas luxuosas pode ser de tirar o fôlego. As plantas vêm em uma variedade de cores e formas tão grande que você não pode ter desculpa para usar plantas falsas. Além disso, o movimento da água dá vida às plantas reais, que se mexem, em vez da rigidez que antes era exibida pelas plantas artificiais.

As plantas de aquário podem ser divididas em quatro grupos com base em onde elas vão ser plantadas dentro do aquário; plano da frente, meio do aquário, plano de fundo e flutuantes.

Elas são organizadas por isso, com base em sua altura, sendo a ideia colocar as plantas mais altas na parte de trás do aquário e as curtas na frente. Nos aquários modernos, elas nem sempre são organizados dessa maneira, mas ajuda ter uma ideia de quão alto uma determinada planta crescerá para podermos escolher o sitio mais apropriado para a plantar.

Em relação às plantas flutuantes eu não aconselho usar, porque tapam a luz que é vital para o desenvolvimento das outras plantas.

Principais benefícios das plantas naturais no aquário

1) – As plantas aquáticas no aquário são benéficas porque para além de serem bonitas elas atuam como um sistema de filtragem biológico. As plantas aquáticas têm uma elevada capacidade de remover os resíduos excretados pelos peixes e ajudar na remoção de matéria em decomposição.

As plantas aquáticas absorvem nitratos através de suas folhas e do substrato. Elas desempenham um papel incrivelmente importante no ciclo do carbono. Esse benefício deve ser aproveitado pela inclusão de plantas naturais vivas em seu aquário. É importante lembrar que as plantas não podem ser usadas no lugar de filtros mecânicos, mas como uma fonte extra de filtragem química.

Após a introdução das plantas, a qualidade visível e mensurável da água melhorará e a vivacidade dos peixes também aumentará.

Plantas naturais em aquarioAs plantas vivas também abrigam as bactérias nitrificantes, que ajudam na decomposição de resíduos. Um aquário plantado bem conservado geralmente precisa de muito pouca filtragem química. No entanto, há um outro lado da moeda.

Se as plantas se deteriorarem e os detritos não forem removidos rapidamente, elas podem produzir muito lixo, o que por sua vez pode ser prejudicial à qualidade da agua. Além disso, é possível que as plantas vivas carreguem pragas prejudiciais, como caracóis e parasitas que causam doenças, se não forem desinfetadas com um produto próprio que deve comprar na sua loja de aquariofilia. Não use lixivia diluída porque isso afeta fortemente as plantas.

2) – As plantas vivas produzem oxigênio e absorvem o dióxido de carbono e a amônia na água, que os peixes geram. Os entusiastas do hobby podem usar uma bomba e pedra de ar para empurrar oxigênio fresco para a água e manter os peixes vivos. No entanto, em um aquário plantado que não seja superlotado, as plantas naturais podem fornecer todo o ar que os peixes precisam para sobreviver.

Ao contrário das plantas de plástico, as plantas vivas crescem e respiram. Durante o dia, absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, contribuindo para um habitat saudável. Lembre-se de que, à noite, esse processo reverte, por isso é importante ter uma luz artificial de potência adequada (como ensinamos no nosso Manual Como Cuidar de um Aquário Tropical, pois a potência deve ser a correta, pois luz a mais também é prejudicial) pelo menos 10 horas por dia.

Mas, em aquários muito plantados, os níveis de dióxido de carbono podem subir significativamente durante a noite, enquanto os níveis de oxigênio caem. Se observar peixes a nadar perto do topo da água, que ofegam por ar logo de manhã, pode ser um sinal de que os níveis de oxigênio estão caindo muito baixo à noite. Nesses casos, pode ser necessário proporcionar uma pedra difusora de ar durante a noite para agitar a agua e facilitar as trocas com o exterior.

As plantas ajudam a reconstruir o habitat natural dos peixes3) – As plantas ajudam a reconstruir o habitat natural dos peixes. Peixes de água doce são descendentes de peixes que viviam em córregos e rios naturais na natureza. Seus habitats naturais consistem em muitas plantas aquáticas. A introdução dessas plantas no aquário ajudará a imitar seu ambiente selvagem, e também contribuem para a beleza do aquário.

Os aquários devem recriar o habitat natural e selvagem dos peixes. Não os trancar em uma caixa de vidro. O ideal é pesquisar sua raça de peixes e tentar localizar plantas que sejam apropriadas ao seu habitat selvagem. Sua loja de peixes local também pode ter alguma noção sobre quais plantas são as mais apropriadas para certos tipos de peixes.

4) – As plantas naturais vivas proporcionam bons esconderijos: Em um ambiente natural, os peixes usam plantas e outros afloramentos como abrigo. Os peixes que sentem que não têm proteção suficiente por falta de lugares para se esconderem podem ficar estressados e mais suscetíveis a doenças. As plantas vivas têm folhas e caules macios e podem ser lugares confortáveis para os peixes se esconderem.

Algumas espécies de peixes podem ser muito territoriais. Algumas espécies de peixes podem ser muito mais agressivas que outras. Por esse motivo, as plantas aquáticas são importantes para fornecer proteção e esconderijos para esses peixes mais tímidos. Sem eles, o peixe pode ser atormentado pelos mais agressivos ao ponto de esgotar-se e possivelmente morrer.

Além disso, as plantas promovem a reprodução e a postura de ovos. Na natureza, a maioria das espécies deposita seus ovos entre a segurança das plantas.

Além de tornar o aquário mais atraente para as pessoas, os peixes se sentem menos estressados quando vivem em um ambiente plantado. Alguns peixes gostam de comer as plantas e outros utilizam as plantas em seus hábitos de reprodução. Alguns peixes depositam seus ovos nas folhas de algumas plantas.

Os peixes de combate siameses, os peixes Beta e outros, usam plantas para ajudá-los a construir seus ninhos de bolhas durante a reprodução.

5) – As plantas também ajudam a controlar as algas. As plantas vivas podem desempenhar um papel importante no gerenciamento do crescimento de algas. As plantas utilizarão nutrientes na água do aquário, como os nitratos que, de outra forma, podem incentivar o crescimento excessivo de algas.

Isso leva a menos manutenção e menos problemas para os peixes, pois algumas algas para além do aspecto pouco cuidado que dão a um aquário também são toxicas.

O desafio de cuidar de plantas naturais em aquário

Criar um belo aquário plantado não é tão simples quanto comprar algumas plantas e colá-las na areia / cascalho. Algum planejamento, cuidado e atenção são necessários para criar o jardim subaquático perfeito. É preciso saber como cuidar de plantas em um aquário.

cuidar de plantas naturais em aquárioTambém pode ser caro obter o efeito desejado. As próprias plantas podem ser caras, dependendo de onde você as compra e, para obter os melhores resultados com algumas espécies de plantas, você também precisará de um substrato rico em minerais, fertilizantes e possíveis equipamentos adicionais, como um kit de CO2 e iluminação adequada.

Os aquários plantados são menos trabalhosos para manter do que os aquários convencionais, mas requerem um planejamento adequado. Atenção especial deve ser dada às dimensões do tanque, iluminação, substrato, fertilizantes e escolha de espécies de plantas e peixes.

Um aquário plantado bem planejado e bem mantido proporcionará anos de diversão e relaxamento com uma manutenção muito baixa, depois de se conseguir o equilíbrio entre plantas, peixes e qualidade da agua.

Se você é novo no hobby, tentar manter um aquário plantado e manter seus peixes ao mesmo tempo pode ser desafiador. Se esse for o caso, não se preocupe, se quiser existem alternativas para plantas vivas, como plantas de seda ou plástico.

A qualidade das plantas de plástico e seda realmente melhorou bastante nos últimos anos, mas na realidade não há nada que substitua o efeito visual e os diversos benefícios das plantas naturais.

 
Artigos Relacionados
..
Como Cuidar Aquário Tropical
..
Como Cuidar Aquário Tropical